Efeito da soja (Tofu) X carne nas concentrações
plasmáticas de lipoproteínas
E ASHTON & M BALL
ESCOLA DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, DEAKIN
UNIVERSITY,
VITÓRIA, AUSTRÁLIA
EUROPEAN JOURNAL OF CLINICAL NUTRITION., 54:14-19,
2000
A população asiática geralmente
consome quantidades elevadas de produtos derivados
da soja assim como o consumo de menos gordura
e mais vegetais quando comparada com a população
que consome a dieta ocidental(HODGSON et al.,
1996; ROBERTS, 1995,l ERDMAN & FORDYCE, 1989).
Além disso, a população asiática
apresenta baixa incidência de doenças
cardiovasculares (DCV), que é a maior causa
de morte em países ocidentais. Muitos fatores
de risco para DCV, particularmente o aumento do
colesterol total plasmático (TC) e lipoproteína
de baixa densidade (LDL-C), aumento de triglicerídios
(TG) e baixos níveis de HDL-C são
influenciados por mudanças na dieta (ASCHERIO
& WILLET, 1995; DWIER, 1995).
Vários estudos têm indicado uma correlação
positiva entre ingestão de proteína
animal e níveis de TC (CARROL, 1991; FORSYTHE
et al, 1986) e outros têm demonstrado uma
relação inversa entre ingestão
de proteína da soja e TC. (NAGATA et al.,
1998; POTTER et al., 1996; SIRTORE et al., 1995).
Algumas pesquisas verificaram os vários
efeitos da substituição da soja
pela proteína animal, geralmente o leite,
nas concentrações plasmáticas
de lipídios. A maioria dos estudos demonstrou
que a soja estava associada com a diminuição
das concentrações plasmáticas
de TC e LDL-C. e variados efeitos nas concentrações
de TG e HDL-C. Os indivíduos com hipercolesterolemia
geralmente têm uma resposta melhor à
soja comparados com os hipercolesterolêmicos
moderados e normocolesterolêmicos, os quais
apresentam pequena ou não apresentam resposta.
(DESCOVICH et al, 1980; CARROL et al, 1978; BAKHIT
et al, 1994, GOLDBERG et al, 1982). Muitos estudos
colocam que os resultados não podem ser
atribuídos especificamente ao efeito da
proteína da soja porque as dietas comparadas
possuem diferentes quantidades de gordura (JETKINS
et al., 1989), de relação de ácidos
graxos polinsaturados (PUFA) e saturados ((SAFA)
e colesterol (VERRILLO et al., 1995). E em alguns
estudos os indivíduos diminuíram
massa corporal e tiveram mudanças entre
as dietas, o que pode ter alterado o perfil lipídico
plasmático (ERNEST et al., 1997; LEHMANN
et al., 1995; ANDERSON et al., 1995).
Anderson et al., (1995) em um estudo de meta-análise
avaliaram 38 estudos onde observaram os efeitos
da soja nos níveis de lipoproteínas.
A maioria dos estudos revelou que a proteína
da soja quando comparada com a proteína
do leite(caseína) promoveu um decréscimo
das concentrações de colesterol
total (TC) e de triglicérides (TG) e LDL-C
e nenhum efeito nas concentrações
de HDL-C (lipoproteína de alta densidade).
Uma vez que a proteína da soja é
mais rica em PUFA que a proteína animal
e esta contém mais MUFA (ácido graxo
monoinsaturado) e SAFA (ácido graxo saturado)
que a proteína da soja, as dietas que não
compensam estas diferenças irão
realmente obter diferentes resultados no perfil
de ácidos graxos.
Recentemente ASHTON & M BALL, (2000), realizaram
um estudo randomizado e "crossover"com
vinte e cinco homens saudáveis sem diagnóstico
de hipercolesterolemia e que foram submetidos
a dois tipos de dieta, similares quanto à
energia e outros macronutrientes, porém
diferentes quanto à fonte protéica:
A) Tofu e B) Carne. Os autores verificaram que
a ingestão de macronutrientes não
foi significativamente diferente em ambas as dietas
exceto quanto à fonte protéica e
colesterol (menor na dieta A).
De acordo com outras pesquisas, os resultados
deste estudo revelaram que a soja diminui significativamente
as concentrações de TC e TG, entretanto,
a média de LDL-C foi somente 2% menor na
dieta com tofu. A maioria dos estudos encontrou
uma média de decréscimo de 12,9%
nas concentrações de LDL-C na dieta
com soja. Não se encontrou tal redução
neste estudo, como a maioria dos estudos, possivelmente
pela menor quantidade de proteína da soja
consumidas (tofu = 8,3% proteína: 35g/d).
Contudo, outras pesquisas demonstraram efeitos
na diminuição de LDL-C com quantidade
similar de proteína de soja (30 g/d) com
a utilizada nesta pesquisa, por isso, outro mecanismo
desconhecido pode estar envolvido. ASHTON &
M BALL(2000) demonstraram também diminuição
de 6% nas concentrações de HDL-C
e nenhuma diferença significativa na relação
LDL:HDL na dieta com soja, quando comparada com
a dieta com carne.
Segundo, REINLI % BLOCK, (1996), 290 gramas de
tofu consumidas provê 80 mg/d de isoflavonas.
As isoflavonas são fitoquímicos
componentes da soja que podem promover decréscimo
de lipoproteínas; entretanto, os efeitos
das isoflavonas são inconsistentes (BAUN
et al., 1998; CRAIG 1997; GOODERHAM et al., 19960.
Muitos estudos não demonstraram o efeito
da genisteína (fitoquímico da soja,
isolada nos níveis de lipoproteínas
(HODGESON et al., 1998, NESTEL et al, 1997), e
por isso, não é possível
avaliar o efeito dos fitoquímicos nos estudos
de meta-análise (ANDERSON et al., 1995)
uma vez que os instrumentos de medida foram recentemente
disponíveis. Porém, o conteúdo
de isoflavonas presentes na maioria das dietas
é baixo(SIRTORI, ET AL., 1997) devido ao
processamento e sabe-se que não são
os principais efetores das alterações
das concentrações de lipoproteínas.
Têm-se sugerido vários mecanismos
da ação da soja nas concentrações
de lipoproteínas incluindo as diferentes
concentrações de aminoácidos.
(FORSYTHE, 1995l CARROLL % KUROWSKA, 1995L POTTRER,
1995; HORIGOME & CHO, 1992; SANCHEZ &
HUBBARB, 1991), influências hormonais e
endócrinas (FORSYTHE, 1995; POTTER, 1995;
POSTTER et al., 1996). Digestibilidade e aumento
na excreção de sais biliares (FORSYTHE,
1995, POTTER, 1995), metabolismo hepático,
regulação da atividade do receptor
para LDL-C, ou um efeito de algum componente não
nutritivo, mas o que realmente se sabe é
que é uma combinação de vários
mecanismos.
Em suma, a baixa ingestão de SAFA e de
Colesterol e alta de PUFA através da dieta
com tofu está de acordo com as recomendações
e tem efeito benéfico nas concentrações
de lipoproteínas. A substituição
da carne pelo tofu numa dieta habitual não
deveria ser acompanhada da adição
de manteiga ou banha, como no caso do estudo de
ASHTON et al., 2000, para igualar a ingestão
de gordura com a dieta com carne, portanto, seria
esperado a diminuição na ingestão
de SAFA e colesterol. E isto poderia aumentar
algum efeito da soja nos níveis de lipoproteínas
plasmáticas.
A soja pode ser uma fonte protéica valiosa
principalmente em indivíduos que desejam
diminuir a ingestão de carne. O efeito
do tofu comparado com a carne magra numa dieta
bem controlada resultou em pequenas alterações
nos níveis de lipoproteína; entretanto
a substituição da carne pelo tofu
numa dieta habitual reduziria a quantidade de
gordura em efeito benéfico adicional nas
concentrações de lipoproteínas
plasmáticas. O tofu deve também
reduzir outros fatores de LDL, devido à
ação dos fitoquímicos.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
1) ANDERSON JT, TAYLOR HL & KEYS A: Serum
cholesterol in subjects on reducing diets high
and low in fat. Fed. Proc., 15:542, 1956.
2) ANDERSON JT, JOHNSTONE BM & COOK NWELL
ME: Meta-analysis of the effects of soy protein
intake on serum lipids. New Engl. J. Med., 333(5):276-282,1995.
3) BAKHIT RM, KLEIN BP, ESSEX SORLIE D, et al.
Intake of 25g of soybean protein with or without
soybean fiber alters plasma lipids in men with
elevated cholesterol concentrations. J. Nutr.,
124:213-222, 1994.
4) CARROL KK. Review of clinical studies on cholesterol
lowering response to soy protein. J. Am. Diet.
Assoc., 21(7):820-827, 1991.
5) CARROL KK. & KUROWSKA EM. Soy consumption
and cholesterol reduction: review of animal and
human studies, J. Nutr., 125(Suppl), 594s-597s,
1995.
6) DESCOVICH GC, CERDI C, GADDI A, et al. Multicentre
study of soybean protein diet for outpatient hypercholesterolaemic
patients. Lancet, 2(8197): 709-712, 1980.
7) ERDMAN JW& FORDYCE EJ : Soy products and
the human diet. Am. J. Clin. Nutr., 49(5), 725-737,
1989.
8) ERNST ND, OBARZANEK E, CLARK MB, et al. Cardiovascular
health risks related to overweight. J. Am. Diet.
Assoc., 97(7)Suppl, S47-51, 1997.
9) FORSYTHE WA, GREEN MS & ANDERSON JJ. Dietary
protein effects on cholesterol and lipoprotein
concentrations: a review. J. Am. Coll. Nutr.,
5:533-549, 1980.
10) GOLD
11) BERG AP, LIM A, KOLAR JB, et al. Soybean protein
independently lowers plasma cholesterol levels
in primary hypercholesterolemia.. Atherosclerosis,
43(2-3), 1982.
FONTE: www.artnutri.com.br/funcionais
|